quarta-feira, 24 de julho de 2013

Pressão Antrópica!!!






estamos em uma unidade de conservação da região, e este é o meu caminho todos os dias, e vejam, o que encontrei , em um só dia em que sai para fotografar.
Uma obra irregular na , um pasto abandonado onde flores em extinção, das quais não sei o nome mas conheço bem desde a infância, só que hoje são raras, um alguém  que está derrubando a mata na serra e quem sabe vendendo a madeira, afinal tem quem compre sem perguntar a origem......da mesma maneira que tem que vá morar em casa que não está regular....e por fim o mail cruel, as cicatrizes dos pastos indevidos, na serra, colocando em risco as encostas , a biodiversidade, o clima.
Agora , no final do dia , penso na luta das Ongs, que vem tentando construir diálogos, com o dia a dia, que não respeita o ambiente, e ainda faz criticas a quem trabalha pelo mesmo ambiente.
Quando aqui cheguei não havia água, esgotos, telefones, ou eletricidade suficientes . a população local estava acostumada a falta, o veranista vinha de vez em quanto, e comprava água em pipas, e depois ia embora. mas o tempo passou, a situação econômica mudou, o interior foi ficando interessante, e muitos mais como eu migraram das cidades maiores para o interior.Alguns como eu se puseram a tentar mudar , mexer no status , propor , organizar, Alguns como eu conseguiram estas mudanças, e hoje com o trabalho de nossa plenária, do consorcio lagos são João, e do Comitê de bacia Hidrográfica, somos uma das regiões brasileiras mais bem servidas de água, e com tratamento de esgoto.chegamos a 80%  em alguma das nossas cidades, mas aparece sempre  aquele carinha lá da casa que está construída sem licença, em área de preservação, pr'a dizer que faz gato porque a água é cara e a empresa muito ruim, mas ele faz o gato, que não tem esgoto, e a luz ( que também é uma puxada, tá fraca........bem ai eu pergunto, todos tem direito a água e esgoto certo? mas ao colocar água e esgoto, em local que não pode ser ocupado, estamos então certificando a ocupação e a invasão da área.certo??????

Nenhum comentário:

Postar um comentário